No próximo dia 23 de Outubro, estaremos realizando o lançamento em show, do mais novo CD da Cantora Jussara Silveira. O show também acontecerá em Belo Horizonte dia 27 de Outubro. Jussara contará com uma banda muito legal composta por: Tamima Brasil – Percussão e Bateria Alberto Continentino – Baixo acústico e elétrico Vitor Gonçalves – Sanfona e Teclados Luiz Brasil – Violões e Guitarra
Show Lançamento CD “Entre o Amor e o Mar” – Jussara Silveira Data: 23/10/2007 – Terça- feira às 19h30 Local: Teatro Rival Petrobras End: Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia – Centro – Rio de Janeiro – RJ – Cep: 20031-010 Reservas: (21) 2524-1666 Preços: R$30,00 (inteira) / R$20,00 (200 primeiros pagantes) / R$15,00 (meia)
Show Lançamento CD “Entre o Amor e o Mar” – Jussara Silveira Data: 27 de Outubro de 2007 às 21h Local: Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias End: Av. Afonso Pena 1537 Tel info: (31) 3236-7400 Preços: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia)
‘Novo acidente ae?reo no Brasil e? questa?o de tempo’, diz entidade internacional Bruno Garcez De Washington O presidente da Federac?a?o Internacional de Controladores de Tra?fego Ae?reo (Ifatca), Marc Baumgartner, afirma que ”e? uma questa?o de tempo para que um novo acidente ae?reo volte a acontecer no Brasil”. Sua opinia?o e? compartilhada por outros dirigentes da entidade. “A FAB (Forc?a Ae?rea Brasileira) investiu muita energia para prender e perseguir os seus pro?prios funciona?rios. Mas nenhuma energia para corrigir as falhas que possui em seu sistema (ae?reo)”, diz Baumgartner. Os membros da diretoria da organizac?a?o esta?o participando de uma semana de reunio?es em Washington, onde conversaram com a reportagem da BBC Brasil. A situac?a?o dos controladores e os problemas do setor ae?reo brasileiro devera?o estar entre os temas debatidos pelos executivos. De acordo com o sui?c?o Baumgartner, a Forc?a Ae?rea Brasileira (FAB) esta? atribuindo aos controladores toda a responsabilidade pelo acidente com o Boeing da Gol, que caiu em Mato Grosso em setembro do ano passado, matando 154 pessoas, depois de se chocar com um jato Legacy. Ele afirma que, ale?m de agir dessa forma de modo a se eximir de sua pro?pria responsabilidade, as autoridades brasileiras priorizaram a punic?a?o dos controladores em detrimento das ac?o?es que poderiam prevenir novos acidentes. Inque?rito Um Inque?rito Policial Militar (IPM), instaurado pela FAB na semana passada, indiciou cinco controladores, todos eles militares, por supostos erros que teriam levado ao desastre. O relato?rio aponta 11 erros dos controladores e falhas nos equipamentos que levaram, juntos, ao desastre. Ale?m da autorizac?a?o incompleta para a decolagem do Legacy, os operadores teriam cometido uma se?rie de falhas de comunicac?a?o. Entre elas, teriam trocado informac?o?es incorretas a respeito da altitude em que o Legacy voava e deixado de trocar comunicac?a?o com os pilotos do Legacy por um longo peri?odo, no qual nem os controladores nem os pilotos observaram os procedimentos necessa?rios. “Ter a poli?cia militar investigando um acidente ta?o complexo como esse e? como ir ao cabeleireiro para comprar carne. Na?o e? se?rio. E? absolutamente ultrajante. Se voce? conta com um sistema militar legal paralelo, a situac?a?o so? se agrava, porque as regras sa?o diferentes”, afirma o presidente da Ifatca. O dirigente da entidade de controladores ae?reos acrescenta que a gravidade das acusac?o?es lanc?adas no IPM, de que os operadores teriam cometido homici?dio culposo, e? ”vergonhosa” e que so? esta? ocorrendo “porque este na?o e? um setor que seja da compete?ncia de um promotor militar”. O IPM foi acolhido como denu?ncia pelo Ministe?rio Pu?blico Militar, rejeitada pela jui?za Zilah Maria Petersen, da 11a Circunscric?a?o Judicia?ria Militar, em Brasi?lia, que a considerou “inepta”, por na?o especificar as regras de conduta militar violadas pelos controladores. Sistema falho De acordo com Baumgartner, o sistema ae?reo em vigor no Brasil possui falhas te?cnicas. “E isso ficara? claro nas concluso?es do relato?rio sobre o acidente. A tecnologia usada em vo?os no Brasil conta com uma func?a?o te?cnica que ‘decide’ em que altura uma aeronave se encontra, mas o sistema na?o sabe se ‘Novo acidente ae?reo no Brasil e? questa?o de tempo’, diz entidade inte… http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2007/10/04/ult4904u218.jhtm 2 of 2 10/4/07 10:50 AM de fato a aeronave se encontra naquela altura.” “A a?rea em que o radar ve? o avia?o na?o e? constante. Isso e? algo que tem a ver com o tamanho do Brasil, que e? um pai?s muito grande, mas tambe?m com o tipo de tecnologia utilizada. Tudo isso leva a crer que os controladores ae?reos na?o tinham chance. Eles perderam contato com a aeronave (o jato Legacy) devido a esses problemas siste?micos. O avia?o desapareceu do radar. E isso levou a? trage?dia.” O presidente da Ifatca diz que estes sa?o elementos que precisam ser alterados e que a investigac?a?o “precisa aprender com os acidentes”. No entender dos representantes da entidade, outro problema que o Brasil enfrenta e? o fato de que os controladores esta?o sujeitos a? Forc?a Ae?rea. A entidade afirma que a militarizac?a?o do setor de tra?fego ae?reo e? um anacronismo que vem perdendo adeptos em diferentes partes do mundo. “Na Ame?rica do Sul, a Argentina vem debatendo o fim desse sistema, e esta? em transic?a?o para um controle ae?reo feito por civis”, diz o presidente. “O comandante da Forc?a Ae?rea e?, ao mesmo tempo, o controlador do sistema de tra?fego ae?reo e o responsa?vel por sua auditoria. Se algo da? errado, e? ele que ira? receber o relato?rio sobre as falhas que causaram o acidente.” Conduta O dirigente acusa ainda a FAB de adotar uma conduta perigosa. “Eles na?o fizeram nada para modificar o atual sistema. Pelo contra?rio, os militares brasileiros agora esta?o treinando pessoas que na?o deveriam estar trabalhando como controladores. Eles dizem que pretendem treinar 600 novos operadores e que ja? contratam 70. E? o que nos preocupa. Eles esta?o pegando controladores militares que na?o te?m as qualificac?o?es necessa?rias.” Doug Churchill, o vice-presidente da Ifatca e o responsa?vel por temas juri?dicos da entidade, diz que a organizac?a?o fez uma se?rie de recomendac?o?es a? FAB, mas que os militares brasileiros ve?m ignorando quaisquer contatos. “No Brasil, eles esta?o buscando um conserto ra?pido. Querem usar um ‘band-aid’ para conter um ferimento grave. Avisos de que outros acidentes iriam acontecer foram dados a?s autoridades brasileiras e, de fato, um aconteceu”, afirma Churchill, em refere?ncia ao desastre com o vo?o 3054 da TAM, ocorrido no dia 17 de julho e que provocou 199 mortes. Segundo Baumgartner, o fato de que as autoridades tomaram uma se?rie de medidas de seguranc?a apo?s o acidente e reduziram as func?o?es destinadas aos controladores so? prova que as normas de seguranc?a apropriadas na?o estavam em vigor quando ocorreu o desastre que vitimou 199 pessoas. O presidente da Ifatca afirma que os membros de sua organizac?a?o esta?o dispostos a discutir esses temas com as autoridades brasileiras, mas dificilmente isso aconteceria no Brasil. “Se as falhas siste?micas forem corrigidas, no?s poderemos voar para o Brasil. Caso contra?rio, na?o iremos. Na?o e? seguro ir de avia?o para la?. E? o que recomendo a todos os meus amigos e familiares, que na?o viajem de avia?o para o Brasil.”
O Herrique Cazes, grande músico brasileiro e apreciador de bons instrumentos musicais, está querendo passar um Violão Tenos Soros (foto), muito legal, pras mãos de outro músico que tenha vontade de tocar nesse intrumento fantástico que é o nosso violão tenor brasileiro. Quem se interessar, por favor mande um email diretamente para o Henrique no endereço [email protected]. Ele entrará em contato de volta ok? Eu toquei no instrumento e posso dizer que vale muito a pena, está em excelente estado e o som é maravilhoso.